Créditos: Filipe Britto

Programação

DE 12 A 16 DE JULHO, NO EIXO HISTÓRICO DA CIDADE (ITU/SP)

OFICINAS, PALESTRAS E AÇÕES

Dia 12 de julho Quarta

1 Abertura as 19h00 Local: Fábrica São Luiz



Dia 13 de Julho Quinta (12h00 às 22h00)

2 18h00 – Abertura da exposição “portas e janelas de Itu
Local: Museu Republicano “Convenção de Itu” / MP/USP
3 19h00 - Workshop de fotografia Básica por Carlos Rincon e Boris Alday
Local: Fábrica São Luiz
Participantes: 50 pessoas( por ordem de chegada ao local).

Os fotógrafos João Marcos Rosa e Érico Hiller conversam sobre a importância da fotografia como instrumento de proteção e desenvolvimento do conhecimento sobre o meio ambiente.




Dia 14 de Julho Sexta (12h00 às 22h00)

5 18:00 as 20:00 Oficina FINE ART: Intervenções sobre fotografias impressas. Por Pola Fernandez
Local: Fábrica São Luiz
Participantes: 10 pessoas (por ordem de chegada ao local uma hora antes).

A palestra com duração de 2 horas será uma introdução a uma experimentação artística utilizando como suporte a fotografia impressa. A arte permite infinitas formas de expressão e com isso surgem múltiplas formas de se fazer e de criar uma obra de arte. A intervenção é uma delas. Nesta palestra interativa o público poderá ter uma vivencia com técnicas de intervenção sobre fotografias tais como costura, bordado e pintura.

6 09h00 as 18h00 - Oficina de fotografia alternativa "goma bicromatada e cianotipia" por Carlos Rincón
Local: Fábrica São Luiz
Participantes: 15 pessoas (por ordem de chegada ao local uma hora antes).



Dia 15 de Julho Sábado (09h00 às 22h00)

11h00 - Fotografia de Culinária por Ivam Grambek.
Local: Estúdio montado na Fábrica São Luiz

A fotografia de culinária exige muita sofisticação do fotógrafo, não só da técnica fotográfica, mas também do conhecimento da grande variedade de alimentos e suas características de consumo e apresentação. Na aula de fotografia de culinária o aluno entrará em contato com a produção e realização das fotos desse rico universo que transita entre a realidade e a simulação. A aula será ministrada pelo fotógrafo de gastronomia e professor da Fullframe Escola de Fotografia Ivam Grambek.

8 09h00 as 18h00 - Fotografia de Rua - Lambe Lambe! Por Carlos Rincon
Local: Fábrica São Luiz- encontro no Hall principal da fábrica
Participantes: 15 pessoas (por ordem de chegada ao local uma hora antes).

No dia 16 de julho as 09h00 colagem dos lambe-lambes

9 10h00 as 18h00 - Workshop : Fotografia Criativa com celular! Por Estefânia Gavina
Local: Fábrica São Luiz- encontro no Hall principal da fábrica
Participantes: 15 pessoas (por ordem de chegada ao local uma hora antes).

Público alvo: qualquer pessoa interessada em conhecer e utilizar mais criativamente a câmera de seus celulares e tratamento de imagem. A oficina é voltada para pessoas a partir de 12 anos. Nesta oficina, os participantes serão incentivados a criar uma série de fotografias criativas do seu cotidiano procurando desenvolver seu olhar e expressão pessoal usando a câmera do celular.

10 10h00 as 16h00- Varalizando 2017 – Todos os Olhares! Por Grupo de Fotógrafos Saltenses
Varal Fotográfico com troca de imagens
Local: Praça Padre Miguel

As pessoas podem levar suas fotos impressas durante todo o sábado, depois de registradas num livro ata, as fotos são penduradas e expostas a toda populaçãonum grande varal e as 16h00 é realizada uma grande troca de imagens! Vale qualquer imagem, o Varalizando é uma celebração da fotografia impressa!

12 11h00 – Mesa de debate com Fotocube Bulb f/22
Local: Fábrica São Luiz

Nesse debate, o grupo de fotógrafos apresenta ao público os conceitos teóricos e processos criativos utilizados para a produção das imagens contidas na exposição "Intersecções", apresentada no Interfoto Itu 2017.
O Fotocube Bulb f/22 é um grupo de fotógrafos que compartilham da produção não comercial, sendo sua maior característica a liberdade criativa. Diversas são as linhas de pesquisas, da fotografia de rua aos experimentalismos do século XIX, os fotógrafos buscam suas narrativas convergindo numa fotografia expressiva.

13 14h00 – Fotografia de Retrato - Prática em Estúdio por Rodrigo Zugaib
Local: Estúdio montado na Fábrica São Luiz e locações externas da fábrica.

O retrato é o segmento da fotografia mais realizado. A aula ministrada pelo diretor da Fullframe Escola de Fotografia, Rodrigo Zugaib, introduz o aluno ao universo do estúdio fotográfico apresentando técnicas de iluminação, composição e direção para a realização de retratos.
Nessa aula prática, os alunos receberão a impressão de uma foto realizada durante a aula.

Marcos conduz uma Palestra onde os participantes, tomam contato com ACR (Adobe Câmera Raw), Lightroom, Photoshop e o pacote NIK, aprendendo a revelar seus arquivos digitais e criar fantásticas imagens em preto e branco.

15 18h00- Projeção de imagens na Praça Padre Miguel - Olhares sobre Itu – Grupo Imagem Sorocaba
Local: Praça Padre Miguel

Técnicas de impressão, Tecnologia de Impressão, suportes, conservação




Dia 16 de Julho Domingo (09h00 às 18h00)

17 08h30 - colagem dos lambe-lambes
Fotografia de Rua - Lambe Lambe! Por Carlos Rincon
Local: Travessa Beco da Arte, ao lado do Museu da Energia.
18 10h00- Caminhada Fotográfica por Grupo Imagem



EXPOSIÇÕES
1 "Araquém Alcântara: Colecionador de Mundos"
Local: Fábrica São Luiz

Araquém Alcântara é andarilho, viajante, pioneiro na documentação ambiental do Brasil. Ele faz poemas visuais e usa a fotografia como poderosa arma de conhecimento. Seu trabalho é um dos primeiros a criar uma memória e uma identidade visual para o país, transportando-nos para espaços desconhecidos e de raríssima beleza. Um olhar politizado e poético, marcado pelo encantamento de revelar a cultura do povo brasileiro e a exuberância de sua natureza. Araquém é um colecionador de mundos. (texto de Rubens Fernandes Jr.)

2 Bella Tozini - “Lacração”
Local: Fábrica São Luiz

A exposição “Lacração” é um recorte da série de retratos que a artista vem produzindo a mais de um ano de seus amigos e conhecidos, que participam do movimento estético-político realizado por jovens da cidade de Jundiaí.

Sobre o momento tangente que sucede a calmaria e precede a tormenta: Cheiro de Tempestade é um foto-livro ainda não publicado que trata da fragilidade do presente e busca colocar em cheque o equilíbrio dos sistemas aparentemente estáveis

4 Paula Pedrosa - Diorama
Local: Fábrica São Luiz

O ensaio Diorama, realizado no Aquário de São Paulo, busca refletir sobre a apropriação e confinamento da natureza pelo homem.

5 Sergio Roberg -
Local: Museu da Energia

A exposição “Janelas das almas – Incluindo olhares” quer apresentar a oportunidade de vislumbrar os sorrisos e olhares sinceros oferecidos pelos alunos da Apae Itu, que neste ano completa 50 anos de fundação.

7 Helio Nobre - Rituais Brasileiros
Local: Fábrica São Luiz

O projeto aborda aspectos visuais ritualísticos de sociedades indígenas brasileiras.

8 José Rosael - Women' Secret
Local: Fábrica São Luiz

Da casa, erótica, mãe, da rua, cândida, filha, mulher de hoje em dia, de ontem, das noites das mitologias labirínticas.

Usar a fotografia como uma ferramenta para tentar mudar a realidade da ameaça que algumas espécies sofrem. Esse é o principal objetivo da exposição que traz imagens dos fotógrafos da National Geographic Brasil, Érico Hiller e João Marcos Rosa.

10 Ana Almeida
Local: Fábrica São Luiz

11 Paulo Kawall
Local: Fábrica São Luiz

12 Bulb f22 - Intersecções
Local: Fábrica São Luiz

Em retribuição ao convite feito pelo Interfoto Itu 2017, o Bulb f/22 organizou a exposição Intersecções, com trabalhos inéditos de seus integrantes. Propomos o destaque a este encontro entre dois pontos que, neste breve intervalo, tornam-se um. A reta que os liga, giramo-la em seu eixo para que pulse viva por outras dimensões, rumando a fins sem fim.

O Museu da Energia de Itu propõe a realização da Mostra Fotográfica “Meu Ambiente”, junto aos Alunos da EMEJA Profa. Maria da Glória Amirat, que apresentará uma reflexão sobre a relação do patrimônio cultural ituano e o meio ambiente, ou seja, os problemas ambientais presentes nas paisagens dos Centros Histórico e Comercial de Itu (Ruas Paula Souza e Floriano Peixoto, Praças da Independência, Padre Miguel, Padre Bartholomeu Taddei e Dom Pedro I).

14 Convocatória MUSEU REPUBLICANO "CONVENÇÃO DE ITU"/ MP/USP - Portas e Janelas de Itu
Local: MUSEU REPUBLICANO "CONVENÇÃO DE ITU"/ MP/USP

A partir da parceria entre o INTERFOTO ITU e MUSEU REPUBLICANO "CONVENÇÃO DE ITU"/ MP/USP, serão selecionados 20 trabalhos sobre a temática ELOS: janelas e portas de Itu para compor uma exposição coletiva aberta ao público na sala de exposições temporárias do museu, entre julho e dezembro de 2017.

15 Convocatória INTERFOTO ITU - DO OUTRO LADO
Local: : Fábrica São Luiz

A fotografia pode ser a mágica ferramenta do olhar de um fotógrafo, com a possibilidades de revelar realidades muitas vezes invisíveis ao ¨ver¨ cotidiano. Os 15 melhores trabalhos serão contemplados com uma exposição coletiva com o nome da convocatória em um dos espaços expositivos escolhido pela comissão organizadora durante o período do Interfoto Itu 2017.

16 Tina Gomes - Crisálida
Local: : Fábrica São Luiz

Símbolo do lugar das metamorfoses, câmara secreta das iniciações, da matriz das transformações.

17 Julio Hirai e Omar Melussi - Reflexões 2 em 1
Local: : Fábrica São Luiz

Coletânea reflexiva sobre nosso cotidiano

Patrocínio
Apoio